Sistema centralizado de lubrificação é um método para aplicação automática de óleo ou graxa em máquinas e equipamentos durante pleno funcionamento. Formado por componentes padronizados interligados, eles variam de acordo com um projeto específico. Um sistema típico consiste em uma única bomba a partir da qual o lubrificante contido no reservatório é conduzido sob pressão por uma rede de tubos e válvulas distribuidoras onde o lubrificante é dosado com precisão e injetado em múltiplos pontos.
Os vários tipos de sistema existentes são diferenciados e identificados pelo princípio de operação. Os sete mais importantes são:
Progressivo
Sistema de grande versatilidade para aplicação de óleo ou graxa em praticamente qualquer equipamento. Distribuidores em vários tamanhos e capacidades contendo pistões de deslocamento positivo são operados hidraulicamente em ordem sequencial por pressão da bomba. Fornece quantidades precisas para todos os pontos.
Linha Dupla
Sistema chamado paralelo onde a graxa impelida pela pressão da bomba é alternadamente enviada para duas linhas principais ligadas a distribuidores hidráulicos com número variável de elementos. Estes, por sua vez, dividem a graxa recebida em volumes dosados para cada ponto através da regulagem individual em cada elemento.
Linha Simples com Injetores
Os injetores são o coração do sistema. Montados próximo dos pontos são operados hidraulicamente pela linha de pressão da bomba. Após deslocarem positivamente volumes dosados de lubrificante para os pontos a linha é aliviada, as câmaras de descarga são reabastecidas e os injetores ficam prontos para o próximo ciclo.
Linha Simples com Distribuidores de Pistão
Sistema eficiente utilizado na lubrificação a óleo ou graxa fluida de máquinas de pequeno ou médio portes. Distribuidores em vários modelos operam em ciclos intermitentes de pressão e alívio. Os volumes deslocados por ciclo para cada ponto são determinados por niples dosadores com diferentes capacidades.
Linha Simples com Dosadores Resistivos
Operando com óleo em baixa pressão é utilizado em máquinas com muitos pontos, pequenos e próximos. A bomba pressuriza o lubrificante através do sistema onde válvulas dosadoras dividem a quantidade de óleo em fluxos proporcionais para os pontos. Os dosadores são montados em manifolds ou diretamente nos pontos.
Circulatório
Operando apenas com óleo, os sistemas circulatórios devem lubrificar e resfriar rolamentos operando continuamente em vários equipamentos. Retornando por gravidade, o óleo é filtrado e resfriado antes de ser novamente bombeado. São componentes básicos uma bomba de engrenagens, distribuidores progressivos ou rotâmetros.
Névoa de Óleo
Neste sistema a energia do ar comprimido gera partículas de óleo inferiores a 2μ. Elas são transportadas em suspensão por uma rede de tubos e se aglutinam para lubrificar principalmente rolamentos em alta rotação. Fácil de instalar, o fluxo de ar reduz a temperatura de operação e diminui o consumo do óleo em mais de 40%.